Candidíase Vulvovaginal Crônica

 

O QUE É

 

A candida albicans é um fungo encontrado em diversos locais do nosso organismo, como a pele, mucosa genital e trato digestivo. Em determinadas condições de desequilíbrio imunológico, esse fungo se prolifera, tornando-se agressivo e causando a candidíase.

 

A candidíase é mais frequente nos países de clima quente e úmido, e seu ápice se dá nos meses de verão.

 

A mulher é a maior vítima deste fungo. Estima-se que mais da metade da população feminina tenha 2 ou mais episódios por ano.

 

 

SINAIS E SINTOMAS DE CANDIDÍASE

 

Os sintomas são basicamente os mesmos em ambos os sexos, dentre os quais se destaca a intensa coceira (prurido), vermelhidão, podendo ainda ter corrimento (o corrimento característico é leitoso, com grumos) e odor desagradável. Na mulher, ocorre inflamação da vulva (vulvite), podendo ainda chegar ao colo do útero; nos homens ocorre inflamação da glande e prepúcio (balanopostite).

 

Alguns fatores levam a uma maior predisposição pela candidíase, dentre eles:

 

  •  hormônios: o estrogênio da fase procriativa da mulher, assim como o encontrado nos anticoncepcionais e medicamentos de reposição hormonal, favorece o crescimento do fungo

  •  antibióticos: desregulam a flora da mucosa vaginal, matando as bactérias que inibem o crescimento dos fungos

  •  diabetes

  •  uso de corticoesteróides

  •  gravidez

  •  imunodeficiência

  •  hábitos: duchas vaginais, roupas apertadas, desodorantes íntimos, má higiene pessoal, roupas úmidas

 

 

DIAGNÓSTICO

 

O diagnóstico normalmente é clínico, sendo ainda necessários exames complementares para identificação da espécie em questão e para avaliação da imunidade do paciente.

 

 

TRATAMENTO PARA CANDIDÍASE CRÔNICA

 

O tratamento habitual da candidíase é feito através de medicações antifúngicas orais ou tópicas, prescritas pelo Ginecologista ou Urologista.

Porém, nos casos em que a infecção se torna crônica, é necessária a avaliação da paciente pelo Imunologista, que irá fazer uma avaliação imunológica, visando a prescrição das vacinas imunoestimulantes.

Vacinas para a candidíase crônica: as vacinas em questão são vacinas imunoestimulantes, ou seja, elas irão modular o sistema imunológico da paciente, fazendo com que este se torne mais vigilante para o fungo, evitando assim a proliferação e a infecção por ele, diminuindo e, em muitos casos, eliminando totalmente as crises de candidíase.

MENU

REDES SOCIAIS

  • facebook alergolife
  • Youtube Alergolife
  • instagram alergolife

CONTATOS

TELEFONES

(21) 3500-6729

(21) 3819-9500

WHATSAPP

(21) 97195-0276

EMAIL

LOCALIZAÇÃO

BARRA DA TIJUCA

Av. das Américas, 3.500

Le Monde Offices

Edifício Toronto 3.000 - Sala 304

LEBLON

Av. Afrânio de Melo Franco, 141 Loja Térreo - Leblon - RJ Melo Franco Medical Center

AlergoLife  Clínica de Alergia e Imunologia